Santa Catarina (SC)

A História Completa do Estado de Santa Catarina.

O estado de Santa Catarina está localizado na região Sul do Brasil. É banhado pelo oceano Atlântico e faz divisa com os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Possui um clima subtropical, sendo comum a ocorrência de neve durante o inverno nas regiões serranas. Está dividido politicamente em sete grandes regiões, sendo governado por Carlos Moisés (2019-2022).

O seu povoamento foi iniciado por meio da colonização portuguesa no Brasil, sendo que a sua cultura foi amplamente influenciada pela presença de imigrantes europeus, que vieram para o estado em busca de melhores condições de vida.

Os catarinenses desfrutam de um alto nível de desenvolvimento humano. A sua população apresenta uma elevada expectativa de vida. Além disso, a infraestrutura de saúde e educação garante baixas taxas de mortalidade infantil e analfabetismo. A economia de Santa Catarina é muito forte e dinâmica. São destaques os setores agroindustrial, mecânico e têxtil. O turismo também é muito importante para a geração de receitas para o estado.

Dados gerais de Santa Catarina

Região: Sul

Florianópolis Capital

Governo: Carlos Moisés (2019-2022)

Área territorial: 95.346 km² (IBGE, 2019)

População: 7.252.502 habitantes (IBGE, 2020)

Densidade demográfica: 65,29 hab./km² (IBGE, 2010)

Fuso: UTC-3

Clima: Subtropical

habitado por populações indígenas, sendo que, a partir do ano de 1650, o processo de colonização portuguesa em curso no Brasil foi implementado no atual território catarinense. A ocupação por parte dos portugueses foi iniciada por meio da instalação de pequenas vilas no litoral, com destaque para a ocupação da ilha de Santa Catarina, onde hoje se situa a capital do estado, Florianópolis. Os povoamentos deram origem à capitania de Santa Catarina.

A partir da independência do Brasil, o estado de Santa Catarina sofreu fortes influências de movimentos independentistas, em especial do Rio Grande do Sul. A proclamação de uma república na região, chamada de república Juliana, ocorreu em 1839. No entanto, a forte repressão por parte do império brasileiro assim como problemas políticos e econômicos internos sufocaram o movimento independentista. Sendo assim, o território catarinense continuou como parte integrante do Brasil.

A proclamação da república do Brasil e a chegada dos imigrantes europeus representaram um novo momento na história catarinense. A fundação de cidades no interior pelos imigrantes, como alemães e italianos, contribuiu diretamente para o desenvolvimento econômico do estado. Entretanto, mesmo com a prosperidade econômica, o território de Santa Catarina não ficou livre de conflitos, como a Guerra do Contestado (1912-916). Na atualidade, o estado é conhecido nacionalmente pelo elevado dinamismo econômico e pela qualidade de vida.

Geografia de Santa Catarina

O estado de Santa Catarina está localizado na região Sul do Brasil. Ele faz divisa com os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, além de fronteira com a Argentina. Na sua porção leste, o estado é banhado pelo oceano Atlântico. A geografia catarinense é caracterizada por um relevo formado por áreas de planícies, mais próximas ao litoral, e planaltos sedimentares, no interior. O principal rio do estado é o Itajaí-Açu. O clima predominante é o Subtropical, sendo recorrente a presença de neve nas áreas mais altas do estado.

A vegetação é composta por florestas, como a Mata de Araucárias e a Mata Atlântica, além de campos de altitude. Dentre as espécies vegetais, destacam-se os angicos e os cedros. Já em relação à fauna, o estado é habitado por animais como macacos-prego, pumas e quatis.

Demografia de Santa Catarina

A população de Santa Catarina é composta por 7.252.502 habitantes. As maiores cidades do estado em população são Joinville, Florianópolis e Blumenau. A população de Santa Catarina é formada por muitos habitantes de ascendência europeia que emigraram para o Brasil, em especial, no século passado.

Os dados demográficos do estado apontam para uma baixa taxa de natalidade e uma alta expectativa de vida. Além disso, indicadores sociais afirmam que a população catarinense desfruta de uma alta qualidade de vida, com baixos índices de pobreza e analfabetismo. A taxa de mortalidade infantil é uma das mais baixas do Brasil.

política nacional são os 16 deputados federais e os três senadores. Além do poder Executivo e Legislativo, o governo catarinense, conforme a Constituição do Brasil de 1988, é formado pela figura do Judiciário.

Last updated