Espírito Santo (ES)
A História Completa do Estado do Espirito Santo.
Last updated
A História Completa do Estado do Espirito Santo.
Last updated
O estado do Espírito Santo está localizado na Região Sudeste do Brasil. Possui uma geografia marcada pelo extenso e belo litoral, banhado pelo oceano Atlântico, e pelas serras que cortam o interior do território estadual. Foi um dos primeiros locais ocupados pelos portugueses durante o processo de colonização do Brasil. Além dos portugueses, o estado recebeu muitos outros imigrantes europeus, como alemães e italianos.
Na atualidade, a economia do Espírito Santo está alicerçada no extrativismo mineral. A população estadual é de cerca de 4 milhões de habitantes. O estado possui uma ampla rede de infraestrutura, com destaque para rodovias e ferrovias que ligam o território capixaba às diferentes regiões do Brasil. O governo estadual é formado pelo Legislativo, Executivo e Judiciário. Destaca-se também a cultura muito rica, com a forte presença da religião e da influência dos povos que contribuíram para a construção do estado.
Região: Sudeste.
Capital: Vitória.
Área territorial: 46.074 km² (IBGE, 2019).
População: 4.064.052 habitantes (IBGE, 2020).
Densidade demográfica: 76,25 hab./km² (IBGE, 2010).
Fuso: UTC-3.
Clima: tropical.
cultivo de cana-de-açúcar e, posteriormente, de café foi importante para o desenvolvimento econômico local. A criação de colônias de ocupação foram fundamentais para o povoamento do interior capixaba, em especial as regiões serranas, que receberam muitos imigrantes europeus.
No último século, a proximidade geográfica do estado com as regiões mais desenvolvidas do Brasil foi um precursor da implementação da infraestrutura local. Foram construídas, por exemplo, estradas e ferrovias para o escoamento da produção de minérios provenientes de Minas Gerais. Na atualidade, o Espírito Santo possui bons níveis de qualidade de vida e de renda.
O estado do Espírito Santo está localizado na Região Sudeste do Brasil e faz limite com:
É banhado pelo oceano Atlântico em toda a extensão leste do seu território.
O relevo capixaba está disposto em uma extensa planície litorânea, que acompanha todo o litoral atlântico estadual, mas também por um conjunto de serras que cortam o interior do estado. A principal formação serrana capixaba é a Serra do Caparaó, onde está localizado o Pico da Bandeira, que, com cerca de 2.890 metros, é o terceiro ponto mais alto do Brasil. Os principais rios do Espírito Santo são o Doce, o Itapemirim e o São Mateus.
O clima do Espírito Santo é tropical, sendo do tipo tropical oceânico no litoral e tropical de altitude nas regiões serranas. O clima tropical oceânico sofre forte influência da umidade proveniente do oceano, com ocorrência de temperaturas elevadas e muitas chuvas. Já o tropical de altitude, em razão da localização serrana, possui temperaturas mais amenas.
A vegetação do Espírito Santo é predominantemente de Mata Atlântica, com pequenas porções de campos de altitude. No litoral do estado e nas ilhas, ocorre uma vegetação oceânica, composta principalmente por áreas de formação de dunas.
O estado do Espírito Santo é o menos populoso da Região Sudeste do Brasil, com cerca de 4 milhões de habitantes. O estado vem apresentando um crescimento demográfico expressivo nos últimos anos. Sua população é predominantemente urbana e apresenta bons indicadores sociais e econômicos.
No Espírito Santo, é forte a presença de descendentes de imigrantes europeus, como os alemães, que ocuparam a região durante o processo de povoamento do território capixaba. A língua alemã, inclusive, ainda é praticada em alguns municípios do estado. Em relação à população dos municípios capixabas, a capital, Vitória, é apenas a quarta cidade mais populosa do estado, com cerca de 350 mil habitantes. Além da capital, são cidades capixabas com mais de 200 mil habitantes: Serra, Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro do Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina e Aracruz.
A economia do Espírito Santo possui uma forte base primária, principalmente apoiada pelo extrativismo. Na agricultura, destacam-se os cultivos de cana-de-açúcar, laranja e café. Já na pecuária, o principal destaque é a criação de aves. O extrativismo é o principal ramo econômico do estado, em razão da exploração de mármore, granito, areia, petróleo e gás natural. O minério de ferro, apesar de amplamente exportado pelo Espírito Santo, é proveniente do estado de Minas Gerais.
Já no setor secundário, destacam-se as indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, alimentícias e de celulose. Por sua vez, o setor terciário é marcado pelas atividades de comércio e logística, assim como pelo turismo, muito desenvolvido no litoral capixaba.
O governo do Espírito Santo segue a mesma lógica de divisão de poderes empreendida na esfera federal. O Poder Executivo é liderado pelo governador. Já o Legislativo local é representado por 10 deputados federais, 3 senadores e 30 deputados estaduais. Por fim, o Poder Judiciário corresponde aos organismos de Justiça do estado.
O estado do Espírito Santo é um dos principais centros logísticos do Sudeste, uma vez que o seu litoral permite a exportação da produção de minérios, em especial proveniente de Minas Gerais. Dessa maneira, o estado possui uma rede de rodovias federais que interligam diferentes regiões do Brasil, bem como duas das mais importantes ferrovias nacionais, a Centro-Atlântica e a Vitória-Minas. Os portos de Tubarão e Vitória são os principais centros exportadores do estado. Além da infraestrutura logística, o estado possui boas estruturas de distribuição de água, energia e telecomunicações. As redes de serviço em saúde e educação estão bem distribuídas pelo território capixaba.
A cultura do Espírito Santo é fortemente marcada por tradições europeias, africanas e indígenas, povos que ocuparam o estado ao longo dos anos. As principais manifestações culturais capixabas estão ligadas às festas religiosas e também às tradições folclóricas. Destacam-se o Carnaval, a Folia de Reis e o Festival do Boi Pintadinho. O principal gênero musical do estado é o congo. O Espírito Santo possui um forte artesanato, baseado na utilização de conchas e também na fabricação de panelas de barro. O esporte mais praticado é o vôlei. Na culinária capixaba, destacam-se a moqueca, assim como o consumo de peixes e frutos do mar.