Goiás (GO)
A História Completa do Estado de Goiás.
Last updated
A História Completa do Estado de Goiás.
Last updated
O estado de Goiás está localizado na Região Centro-Oeste do Brasil. É um importante polo agrícola e pecuário do país. Possui um clima tropical e uma vegetação de Cerrado.
O estado de Goiás está situado na porção central do Brasil, mais precisamente na região geográfica Centro-Oeste do país. O território goiano localiza-se em uma região de ampla diversidade de fauna e flora, caracterizada pelo clima tropical e pela vegetação de Cerrado. A cultura do estado tem ampla influência da religiosidade e das tradições do campo.
A história do povoamento de Goiás está ligada à exploração de ouro. O período de extração aurífera propiciou a fundação de cidades históricas do estado, como Goiás e Pirenópolis. Na atualidade, o estado possui centros urbanos importantes, com uma boa infraestrutura de serviços, e uma economia baseada no setor primário. O turismo também é uma atividade importante nas cidades interioranas do estado.
Região: Centro-Oeste.
Capital: Goiânia.
Área territorial: 340.242 km² (IBGE, 2019).
População: 7.113.540 habitantes (IBGE, 2020).
Densidade demográfica: 17,65 hab./km² (IBGE, 2010).
Fuso: UTC-3.
Clima: tropical.
A ocupação do território de Goiás foi iniciada no século XVIII, por meio da descoberta de reservas de ouro na região. A maior parte dos pioneiros do povoamento goiano veio de São Paulo, por meio das bandeiras, que desbravavam as áreas próximas ao território paulista. O primeiro núcleo urbano fundado foi a cidade de Goiás, antiga capital do estado. Além de Goiás, que era um centro urbano importante do período da mineração estadual, foram fundadas outras cidades históricas, como Pirenópolis. As reservas de ouro propiciaram o desenvolvimento econômico e a projeção política de Goiás, que foi desmembrado de São Paulo em 1744.
No século XIX, com a decadência da produção de ouro, a maior parte da população local passou a se dedicar às atividades agropecuárias. O estado, então, se tornou um dos principais polos agrícolas do Brasil. No mesmo século, ocorreu a expansão da rede urbana do estado, por meio do êxodo rural e da instalação de meios produtivos nas cidades.
Em 1937, a capital de Goiás, antes localizada na cidade de Goiás, foi transferida para Goiânia. A inauguração de Brasília, nos anos de 1960, também trouxe crescimento econômico e populacional para Goiás, em razão da pequena distância geográfica entre o estado e o Distrito Federal. Já em 1988, Goiás teve o território dividido, e a sua porção norte foi transformada no estado de Tocantins.
O estado de Goiás está localizado na Região Centro-Oeste do Brasil e faz divisa com:
Bahia e
O relevo do território goiano é muito diverso, marcado por formas geomorfológicas como depressões, planaltos e serras. A principal formação serrana do estado é a Chapada dos Veadeiros, que possui altitudes próximas de 1.700 metros de altitude.
A hidrografia goiana também é muito diversa, sendo o estado um importante divisor de águas. As principais bacias hidrográficas de Goiás são: Paraná, Araguaia, Tocantins e, também, São Francisco. Os rios mais importantes de Goiás são: Aporé, Araguaia, Paranaíba, Vermelho e Corumbá.
O clima de Goiás é tipicamente tropical, marcado por duas estações bem definidas, uma quente e úmida e uma mais amena e seca. Já a vegetação do estado é composta pelo Cerrado. O estado de Goiás contempla umas das maiores diversidades de fauna e flora do Brasil.
O estado de Goiás possui 246 municípios. Eles estão divididos em regiões intermediárias e imediatas. Essa divisão foi atualizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2017, com base em diferentes critérios de regionalização geográfica. O estado de Goiás possui 6 regiões geográficas intermediárias e 22 regiões geográficas imediatas.
O estado de Goiás é o mais populoso da Região Centro-Oeste do Brasil. O seu crescimento demográfico está diretamente relacionado com o processo de expansão urbana vivenciado pelo estado ao longo do século XX, por meio da construção da cidade de Goiânia e também da instalação do Distrito Federal.
A maior parte da população goiana é formada por descendentes de imigrantes brasileiros que povoaram a região, em especial paulistas e mineiros. Na atualidade, o estado apresenta um crescimento demográfico consistente, junto com bons índices sociais e de desenvolvimento humano. A maior cidade de Goiás em população é a capital estadual, Goiânia, que possui cerca de 1,5 milhão de habitantes. Além da capital, outras cidades populosas locais, com mais de 100 mil habitantes, são Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara e Jataí.
O estado de Goiás é um importante polo agropecuário do país, sendo o setor primário o mais representativo da economia estadual. Os principais produtos agrícolas produzidos por Goiás são soja, milho, sorgo e tomate. Na pecuária, a carne bovina e a suína, além de leite, são os bens mais produzidos em nível estadual. Por sua vez, no extrativismo, há a exploração de minas de cobre, amianto, níquel, nióbio e ouro.
O principal ramo industrial do estado é a agroindústria, baseada no beneficiamento de grãos, carnes e de laticínios. No setor secundário, destacam-se ainda a indústria calçadista, alimentícia, automobilística e farmacêutica. Já no terciário, o comércio e os serviços são grandes empregadores. Salienta-se ainda o turismo, muito praticado nas cidades históricas e em regiões com águas termais. O setor turístico é um importante gerador de riquezas para cidades do interior do estado.
A forma de governo de Goiás é composta pelos Três Poderes. O Executivo é representado pelo governador, e o Judiciário compreende as unidades de Justiça do estado. Já o Legislativo é representado pela assembleia local. O estado de Goiás possui 41 deputados estaduais. Já em nível federal, possui 17 deputados federais e 3 senadores.
O estado de Goiás possui uma boa infraestrutura de transportes, energia, telecomunicações e serviços, o que permite o desenvolvimento de diversas atividades pela população. O principal modal de transportes é o rodoviário, uma vez que o estado conta com uma extensa malha de rodovias. Há ainda pequenos trechos de ferrovia, hidrovia e, também, aeroportos de médio porte.
O sistema de abastecimento de água e energia é abrangente. A rede de educação tem crescido nos últimos anos, em especial pela criação de novas unidades públicas de ensino superior. Já na saúde, destaca-se a espacialidade das unidades, como hospitais e maternidades, que estão disponíveis para a população do estado.
A cultura goiana tem como influências o meio rural e os ritos religiosos. São manifestações culturais importantes de Goiás as Cavalhadas e a Festa do Divino, realizadas em Pirenópolis. Há ainda várias festejos e cortejos religiosos, realizados em cidades do interior goiano. O Carnaval e as diversas exposições agropecuárias também são festas que atraem o grande público. Na música, o ritmo dominante é o sertanejo, que possui ampla projeção nacional. No esporte, o futebol é o mais praticado, e Goiás possui times de destaque nas competições nacionais.
O estado possui também uma culinária muito diversa, baseada no consumo de alimentos típicos do Cerrado, como o pequi. O arroz de pequi, inclusive, é o prato típico local, junto com a pamonha e o empadão goiano.